O presidente do Conselho da Cedro Participações, Lucas Kallas, participou nesta 2ª feira (22) do primeiro ciclo do Projeto Eloos, em Nova Lima (MG), um evento organizado pela Rádio Itatiaia e CNN, que teve o patrocínio da Cedro Mineração.
O encontro reuniu lideranças nacionais para discutir o setor mineral e os rumos do desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Os debates, desenvolvidos em três painéis, abordaram os temas da responsabilidade socioambiental, inovação tecnológica e caminhos para fortalecer a mineração no estado e no país.
Em sua participação no painel “ESG na Mineração”, Lucas Kallas falou sobre projetos da Cedro que irão dar um novo impulso à logística da mineração no estado: o ramal ferroviário, o foco no pellet feed — o minério verde, o Transporte por Correia de Longa Distância (TCLD) e o terminal da Cedro no Porto de Itaguaí (RJ).
“Foi um evento muito importante para o nosso setor. A mineração responsável, com foco na inovação, na sustentabilidade e nas comunidades, vai alavancar o nosso país”, disse ele.
Kallas também destacou a capacidade de Minas Gerais e do Brasil seguirem se desenvolvendo cada vez mais, com novos investimentos. “O potencial do nosso estado é gigante. Temos espaço para crescer muito. O empresário tem que acreditar no Brasil, sempre seguindo de forma rigorosa o caminho da sustentabilidade”, acrescentou.
Importância do diálogo
Os investimentos e a expansão do Grupo Cedro também foram citados pelo empresário, que reafirmou a importância do diálogo no setor, para o futuro de Minas Gerais e do Brasil.
O evento foi aberto pelo presidente do conselho de administração da CNN Brasil e da Itatiaia, Rubens Menin, que destacou a importância da atividade para Minas Gerais e para o Brasil. Em seguida, o governador Romeu Zema afirmou que a mineração segue como uma das atividades mais importantes da economia mineira, e cobrou uma atuação com responsabilidade ambiental e social do setor.
Conselho Nacional
Em sua fala, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação do Conselho Nacional de Política Mineral para discutir políticas do setor. Segundo ele, o conselho contará com a participação de outros dezesseis ministros, além de representantes da sociedade civil organizada e da academia. O prefeito de Belo Horizonte, Alvaro Damião, também esteve presente.
Os painéis de debates reuniram personalidades importantes para a mineração, como o ex-governador de Minas Gerais e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia; o procurador geral de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; o vice-presidente executivo técnico da Vale, Rafael Bittar; o CEO da Itaminas, ThiagoToscano; o VP de Operações da Itaminas, Argeu Géo Filho, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, entre outros.
Confira mais detalhes sobre a repercussão do evento em reportagem da CNN.
Wood production is a complex and vital industry that involves the cultivation, harvesting, processing, and utilization of wood for various purposes. It serves as a cornerstone in numerous sectors.
_optimized.jpeg)
Site Brasil Mineral destaca migração da produção para o pellet feed, definido pela publicação como “minério premium”
Leia mais
Terminal portuário e minério com alto teor de ferro, com vantagens ambientais, são apontados como destaques entre os investimentos da empresa
Leia mais
Reportagem fala de nova mina da empresa em Mariana, com previsão de produzir anualmente 5 milhões de toneladas de minério com 67% de teor de ferro
Leia mais