A comunidade de Camargos, distrito de Mariana (MG), celebrou neste sábado (24/05) a inauguração da Praça Silvania Aparecida de Souza Coelho (Vaninha). O novo espaço, uma obra realizada pela Cedro Mineração e entregue à Prefeitura, era uma antiga reivindicação dos moradores.
O evento contou com a presença do Presidente do Conselho da Cedro Participações, Lucas Kallas; do Vice-Presidente Jurídico e Institucional da companhia, Eduardo Couto; do Especialista em Relação com a Comunidade e Institucional, Marcus Mariani; do prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), e do vereador José Sales, além de familiares da Vaninha e outros moradores. Também participaram do evento os vereadores Marcelo Macedo (PSDB), Pedrinho Salete (PSDB), Tikim Mateus (PC do B) e o ex-prefeito de Mariana, deputado federal Duarte Júnior.
Durante a cerimônia, os presentes destacaram as iniciativas da Cedro Mineração em trabalhar pelo desenvolvimento da comunidade de Mariana. “Estamos muito felizes em entregar essa praça à população, proporcionando aos moradores um espaço de convívio e de lazer. Isso reforça ainda mais a parceria do município com a Cedro Mineração”, disse o prefeito Juliano Duarte. "Nós buscamos trabalhar ao lado de empresas que tenham responsabilidade social com as comunidades, e a Cedro se enquadra perfeitamente nesse perfil”, acrescentou.
Para viabilizar a construção da praça, o município realizou a desapropriação da área, e a Cedro fez o investimento de R$ 1,5 milhão. Lucas Kallas reforçou a importância do diálogo aberto e do compromisso da Cedro com o município. “A mineração não pode existir sem um bom relacionamento com a comunidade. É por isso que, hoje, atuamos em Mariana com o compromisso de fazer o bem, promovendo ações sociais e contribuindo ativamente para o desenvolvimento local. Acreditamos que a mineração precisa ser sustentável e caminhar lado a lado com a comunidade e a sociedade”, disse ele.

Justa homenagem
Uma das maiores entusiastas da construção da praça foi a Vaninha, cujo nome batiza o local. Forte liderança da comunidade, ela morreu repentinamente em fevereiro passado, o que causou grande comoção entre os moradores. Seu restaurante, localizado em frente à praça recém-inaugurada, abrigava vários encontros comunitários e também reuniões da Cedro com os moradores. A preocupação com o bem-estar coletivo sempre esteve no centro das suas cobranças junto ao poder público.
Miriam de Souza, uma de suas irmãs, se emocionou ao ouvir o nome dela ser mencionado por tanta gente durante a inauguração. “Nós nos sentimos muito honrados com essa homenagem. Ela sempre lutou muito por Camargos, foi uma verdadeira mãe para o distrito”, afirmou.
Sergio, irmão dela, fez coro às palavras de Miriam. “Aqui não tinha nada antes dela, sua importância foi enorme. Vaninha praticamente mudou Camargos. Tudo aqui era com ela, o restaurante, os eventos da igreja, as celebrações da comunidade. Ela sempre teve no seu coração esse desejo de ajudar alguém”, contou.
O vereador José Sales (PDT), autor do projeto que batizou o local, falou sobre o motivo da homenagem. “Dar à praça o nome dela é uma iniciativa mais do que justa para nos lembramos de uma pessoa guerreira, uma mulher muito querida por todos aqui. Ela participava de todas as reuniões e foi uma das maiores batalhadoras para que esse espaço se tornasse realidade”, disse.
O reconhecimento da força das lideranças locais foi também lembrado pelo Vice-Presidente Jurídico e Institucional da Cedro, Eduardo Couto. “O nome que este espaço carrega reforça ainda mais o seu valor simbólico. Homenagear alguém como a senhora Silvania Aparecida de Souza Coelho, tão respeitada por sua trajetória de dedicação ao coletivo, é uma forma de manter viva a memória de quem contribuiu de forma significativa para o bem comum”.
Espaço multiuso
Além do espaço de lazer, o local também será um espaço multiuso, podendo ser utilizado para realização de eventos sociais, culturais e também religiosos, já que os moradores de Camargos formam uma comunidade muito devota.
O Especialista em Relação com a Comunidade e Institucional, Marcus Mariani, destacou a sinergia entre órgãos e entidades para que esse sonho da comunidade fosse viabilizado. “Nós contamos com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compat); do Poder Executivo, da Câmara Municipal e, principalmente, da comunidade, que acreditou todo o tempo no trabalho da Cedro, e no nosso projeto para a Praça. É uma alegria poder contribuir com a nossa comunidade anfitriã. Esse novo espaço é resultado do esforço de muitas mãos e de muita gente envolvida nesse processo”, disse ele.
Ao final da cerimônia, Lucas Kallas reforçou o compromisso da companhia com o bem-estar dos moradores. “A Cedro Mineração traz em seu DNA a responsabilidade social, a valorização da memória coletiva e o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. Essa entrega é símbolo disso”, concluiu o empresário.
Wood production is a complex and vital industry that involves the cultivation, harvesting, processing, and utilization of wood for various purposes. It serves as a cornerstone in numerous sectors.
_optimized.jpeg)
Site Brasil Mineral destaca migração da produção para o pellet feed, definido pela publicação como “minério premium”
Leia mais
Terminal portuário e minério com alto teor de ferro, com vantagens ambientais, são apontados como destaques entre os investimentos da empresa
Leia mais
Reportagem fala de nova mina da empresa em Mariana, com previsão de produzir anualmente 5 milhões de toneladas de minério com 67% de teor de ferro
Leia mais