Cedro Mineração

Notícias Cedro

Cedro Mineração investe R$ 26 milhões na MG 129 para segurança e fluidez do tráfego em Mariana – diariodeouropreto.com.br

Via: Diário de Ouro Preto Data: 31 de março, 2022 Editoria – Mariana

Mariana – A Cedro Mineração e a Prefeitura de Mariana apresentam à Comunidade de Camargos, o projeto de ampliação da pista da MG  hoje, às 18 horas. Na terça-feira, 29/03, o acesso à planta operacional da Cedro até a MG 129, foi apresentada à comunidade do bairro Morro Santana (Gogô). O prefeito em exercício, Juliano Duarte e os vereadores da base participaram da reunião na escola Municipal Cônego Paulo Diláscio.

Transitar com muito mais segurança, mais conforto e com níveis de mobilidade muito maiores do que os alcançados hoje ao trafegar pela MG 129. Esses são os principais objetivos de parceria firmada entre a Prefeitura de Mariana e a Cedro Mineração para uma série de obras de melhorias de uma das principais vias de acesso da cidade.

A Cedro, a responsável por todo o custo da inciativa, investirá R$ 26 milhões na ampliação da pista e a construção de rotatórias. A partir de abril, quando se iniciam as obras, a prefeitura, responsável pela via, e a Cedro Mineração vão trabalhar juntas para a criação de uma série de incrementos no trecho a partir do km 136 +700. As intervenções contam com:     
 – Uma rotatória circular, que vai proporcionar aos usuários em geral, especialmente aos moradores do bairro Morro de Santana e do distrito de Camargos, dispositivos muitos mais seguros, sinalizados e bem estruturados para acesso de entrada e saída da estrada.

– Duas rotatórias alongadas (incluindo o retorno prático e seguro para Mariana, que hoje não existe e é um verdadeiro transtorno para motoristas e usuários em geral.

– Uma rotatória para acesso ao distrito de Camargos.

As obras têm previsão de conclusão em 6 meses. Será realizada em horários em que o fluxo de carros seja menor, para não causar impacto na movimentação dos ônibus que atendem as mineradoras e à Fundação Renova. As etapas da obra foram apresentadas  ao público, que pôde sugerir observações no projeto para não interromper estradas vicinais. 

Sérgio Pires apresentou os detalhes da obra na via

Segundo Sérgio Pires, que é o gerente de obras e infraestrutura da Cedro, a intervenção da MG  “é o primeiro investimento pesado, que temos aqui no município de Mariana e, esperamos fazer outras melhorias, mas esta (obra) aí, é o pontapé inicial para nossas operações, realizando a licença de operação”. 

Sérgio Pires, ao lado do prefeito em exercício, Juliano Duarte, ouviram a comunidade, nenhum assunto ficou sem resposta. Após responder várias perguntas da comunidade para a empresa, como apoio para contratação de mão de obra local, motoristas autônomos para prestar serviço de movimentação de terra entre outros. As demandas passaram a ser municipais e o prefeito respondeu a todas de pronto! Não deixou nada sem resposta, e quando e decisão esteve com ele, atendeu ao pleito dos moradores, como a mudança do horário de ônibus que atende à comunidade. Um abaixo-assinado foi entregue pela comunidade.

Juliano Duarte leu o Ofício do Abaixo Assinado solicitando mudança no horário do Tarifa Zero

Juliano Duarte destacou que o diferencial da Cedro Mineração “é que ela tem dono”, e criticou a dificuldade de se obter êxito nos pleitos de Mariana junto à gigante do ramo. Que para qualquer pedido precisa de aprovação do Conselho. Apesar de um dos sonhos dos marianenses que moram em Santa Rita Durão  seja a duplicação da MG 129 até o trevo do distrito, esse desejo não foi descartado pelo prefeito em exercício, Juliano informou que está trabalhando neste sentido, sem o apoio do governador. A Vale e a Samarco foram procuradas pelo chefe do executivo, afinal a duplicação do trecho beneficia as próprias empresas, ganhando tempo no transporte de seus colaboradores moradores em sua maioria em cidades em torno do trecho a ser duplicado.

Sérgio encerrou sua participação reafirmando que a empresa atenderá aos pleitos apresentados, como a contratação de mão de obra local. “A gente vem com uma proposta bem diferente das que vieram anteriormente. Então, com o passar do tempo, a comunidade, o próprio poder público vão ver que viemos realmente com uma proposta de realizar muitas coisas aqui, estamos preocupados com a comunidade, não estamos só preocupados em auferir nossos lucros não, queremos que todo mundo saia lucrando com alguma coisa”, garantiu aos presentes na reunião no Gogô, ele disse que a Cedro Mineração é uma empresa diferente que está preocupada em gerar valor para a comunidade, além de realizar o beneficiamento do minério de ferro “à seco”,  ou seja, sem utilizar barragens.

Após a reunião foi questionado ao prefeito: O trecho é um gargalo para sair de Mariana, que dá acesso às mineradoras, a Cedro vai fazer esse investimento, você esteve na comunidade e não deixou nenhuma pergunta sem resposta. Como consegue saber a Prefeitura toda de cabeça?

Juliano respondeu dizendo “Graças a Deus é uma equipe comprometida que a Prefeitura tem, trabalho, muito trabalho, ouvir a população e ter uma boa relação com a Câmara Municipal, pois é aonde a maioria das demandas chegam, em parceria com a Câmara conseguimos atender, não tudo mas grande parcela das demandas que chegam ao poder público”. 

O prefeito destacou que a obra da Cedro vai contemplar rotatórias seguras para que os moradores do Morro Santana/Gogô, para quem queira voltar para o centro de Mariana. Juliano frisou que o alargamento das faixas garantirá o vasão do fluxo que segue para as mineradoras e áreas de escape “que não temos nesta região”.

Sobre o trecho até Santa Rita Durão, Juliano explicou que não há nenhuma condicionante que exija a duplicação, mas que a “Prefeitura Municipal de Mariana está fazendo o estudo de fluxo viário de todo esse trecho e vamos em breve apresentar as soluções e pedir uma contrapartida das mineradoras, porque nós entendemos que elas são as grandes causadoras dos impactos de mobilidade urbana e principalmente pelas pessoas que passam por esse trajeto”, 

Perguntado sobre a responsabilidade do Governo de Minas, Juliano respondeu que é uma alternativa mais demorada, apesar de ser uma obrigação do Estado. “Nós entendemos que é uma responsabilidade do governo por ser uma MG, a partir da Betonita ela passa a ser do governo, mas vamos tentar também”, explicou o prefeito em execício.

Por Marcelino de Castro

Imagem destaque: Créditos Cedro Mineração/divulgação. 
Fotos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto

Mariana recebe o projeto ‘Cinema na Cidade – Edição 2022’ – otempo.com.br

A praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica, será palco, nesta sexta e sábado, do lançamento do programa

Por O TEMPO17/03/22 – 16h00

Acima, foto do projeto durante passagem pela cidade de Campanha
Foto
Foto: Leo Lara/Divulgação

A praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica de Mariana, será palco nesta sexta e sábado, dias 18 e 19 de março, do lançamento do programa “Cinema na Cidade – Edição 2022”. A atração, realizada pela Universo Produção com patrocínio da Cedro Mineração, contempla exibição de filmes brasileiros, shows de música e espetáculo de mágica. 

Nesta sexta-feira, o cortejo da Barroco Jazz Band abre a programação, às 18h30. Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, o grupo musical promove o diálogo sonoro entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e “o jeitinho mineiro de ser”. O percurso será recheado também por histórias. No repertório, canções como “When The Saints Go Marching In”, “Royal Garden Blues”, Second-line”, “All Of Me”, “St. Louis Blues”, “Georgia On My Mind”, “Second Line” e “Minas Gerais”. A concentração será no Centro de Atenção ao Turismo (CAT – Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento.

Em seguida, às 19h30, público confere a exibição de curtas-metragens viabilizados pela Lei Manoel da Costa Athaíde, que instituiu o auxílio emergencial aos segmentos da cultura e turismo para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19. A inspiração para a criação desses produtos foram os aspectos histórico-culturais do município de Mariana, reforçando assim os valores de identidade e pertencimento da população marianense.
 

Serão exibidos os documentários “Voo Cultural”, dirigido por Igor Freitas; “JanElas”, com direção de Uriel Marques; “Mariana – MG | Um novo olhar”, dirigido por Aléxia Deusdete; os clipes musicais “Pobre, Alphonsus!”, de Rich Braza e “Ato II – O poeta”, de Young $teve King; a videoarte “Ismália Alphonsus de Guimaraens” de Anthony Christian Fernandes e também a animação “Sou minero de mina”, dirigida por Helder da Paixão e o filme do espetáculo de marionetes “Homenagem a Alphonsus – Trilogia de poesias Capítulo 03″, de Catin Nardi. 

Para encerrar a programação da noite de sexta, às 20h30, será exibido o longa-metragem “O Palhaço”, com direção de Selton Mello. O filme apresenta as aventuras de Benjamim e seu pai, Valdemar, a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.

As atrações do Programa Cinema na Cidade continuam no sábado, dia 19, a partir das 18h30, com o show do Mágico Caio. Logo em seguida, será exibida a Mostrinha, com as ficções “Rua Dinorá”, dirigida por Natália Maia e Samuel Brasileiro e “Traz outro amigo também”, que tem direção de Frederico Cabral; e o documentário “Raone”, dirigido por Camila Santana.

Na sequência, às 19h30, será exibido o  longa “A Sogra Perfeita”, de Cris D’Amato. A comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

Para encerrar a programação, às 21h30, a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, convida o músico João Fernandes para um show que coloca em relevo o samba de raíz e o chorinho. No repertório, clássicos de compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Marcio Lima, entre outros.

Serviço

Cinema na Cidade – De março a outro de 2022

Abertura nesta sexta, 18, na praça Gomes Freire, em Mariana, com programação também no sábado, 19.

https://www.otempo.com.br/diversao/mariana-recebe-o-projeto-cinema-na-cidade-edicao-2022-1.2635308

CINEMA NA CIDADE | MARÇO A OUTUBRO DE 2022 | MARIANA – bheventos.com.br

54, Rua Dom Viçoso, 2, Mariana – MG Praça Gomes Freire | Mariana
GratuitoDias 18 e 19 de março de 2022
 http://mostratiradentes.com.br/

Em 2022, a Universo Produção realiza mais uma edição do Cinema na Cidade – um programa de entretenimento que vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais – Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece. 

O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorrerá comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema. 

“O programa foi idealizado para ser veículo de integração e expressão da nossa cultura, proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro, promover intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias, criar espaços alternativos de exibição, fomentar a indústria cinematográfica e gerar a conexão do cinema com as outras artes, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade. 

LANÇAMENTO DO PROGRAMA | MARIANA 

Nos dias 18 e 19 de março, sexta e sábado, Mariana será sede do lançamento do programa Cinema na Cidade – Edição 2022, que vai levar diversão para toda família, na Praça Gomes Freire. A partir das 18h30, o público do município poderá conferir, na Praça Gomes Freire, exibição de filmes brasileiros, shows de música e espetáculo de mágica. Toda a programação é oferecida gratuitamente. 

“O cinema é encantador, único e um grande facilitador de emoções. Em uma cidade como Mariana, que respira cultura, essa movimentação nos proporciona sensações e sentimentos capazes e oferecer outras perspectivas de vida, bem como um melhor entendimento sobre o próximo”, destaca Andréa Umbelino Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer.

Patrocinadora da etapa de Mariana no programa, a Cedro Mineração já vem buscando apoiar inciativas que promovam mais acesso à cultura e ao lazer para a população de Mariana. “É importante criar cada vez mais espaços importantes como este projeto porque a população precisa disso. Ainda mais depois de um tempo tão fechado à cultura por causa da pandemia poder apoiar uma iniciativa dessa natureza é motivo de orgulho para a companhia”, diz Guilherme França, diretor da Cedro Mineração. 

No dia 18, sexta, o grupo musical Barroco Jazz Band abre a programação às 18h30, com seu cortejo. A concentração é no Centro de Atenção ao Turismo (CAT – Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento, na Praça Gomes Freire. Na sequência, o público se reconhecerá em tela com a exibição de uma sessão de curtas com Produtos Audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde. E, para encerrar a programação do dia, às 20h30 terá a exibição do longa premiado “O Palhaço”, direção de Selton Mello. O filme, que traz as aventuras do Palhaço Benjamin (vivido por Selton), promete emocionar o público. 

No dia 19, sábado, a programação abre às 18h30 com atrações especiais dedicadas à criançada: um show de mágica com o incrível Mágico Caio e uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha. Na sequência, será exibido o novíssimo longa “A Sogra Perfeita”, de Cris D’Amato. Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa. Para fechar o programa em grande estilo, a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, convida o artista João Fernandes para um show animado com o melhor do samba de raíz e do chorinho. 

Cinema na Cidade

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, o vídeo, a TV, a internet, o celular, os jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.
CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

PROGRAMAÇÃO | MARIANA

Local: Praça Gomes Freire

18 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA 

18h30- CORTEJO BARROCO JAZZ BAND

Saída: CAT – Rua Direita, 91 com destino a Praça Gomes Freire 

Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, Barroco Jazz Band, procura, junto as inúmeras tradições mineiras, dialogar entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e o jeitinho mineiro de ser. Até mesmo o bom e velho mineiro, já habituado com as tradicionais bandas de música, ao ver um grupo com instrumentistas de sopro, percussão e outras peculiaridades, se espanta com tamanha irreverência, alegria e sincronismo. É fácil curtir o “sonzinho” e basta ter disposição para fazer uma leve caminhada e pronto, mas deve-se ter em mente que não será uma caminhada qualquer. A apresentação/cortejo é recheada de boas histórias engraçadíssimas e o melhor, vários sabores musicais para o deleite de todos.

19h30 – SESSÃO DE CURTAS produzidos pela “Lei Manoel da Costa Athaíde”

Serão apresentados produtos audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde, Lei Municipal nº3.399/2021 que instituiu o auxílio emergencial aos segmentos da cultura e turismo para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19. A grande inspiração para criação desses produtos foram os aspectos histórico-culturais do município de Mariana reforçando assim os valores de identidade e pertencimento da população marianense. 

20h30 – EXIBIÇÃO DO FILME 

O PALHAÇO

Ficção/Aventura, Digital, 88min, RJ, 2011
Direção: Selton Mello

Elenco:  Selton Mello, Paulo José, Tonico Pereira, Larissa Manoela, Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero, Erom Cordeiro

Benjamim e seu pai, Valdemar, formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.

19 DE MARÇO – SÁBADO 

18h30 – MOSTRINHA | SESSÃO DE CURTAS + SHOW DE MÁGICA 

Exibição dos curtas

RUA DINORÁ
Ficção, Cor, DCP, 17min, CE, 2021
Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro 

Dinorá é uma menina de 10 anos que mora na Rua 749, no bairro Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza (CE). Faixa branca no karatê, seu grande sonho é vencer o campeonato interestadual. Para que as atletas possam viajar, elas precisam angariar fundos para o time, por meio da venda de rifas para familiares e vizinhos. Ao descobrir que suas colegas moram em ruas com o nome de personalidades históricas, Dinorá empreende, em seu jornada para a venda das rifas, uma investigação sobre o nome de sua própria rua e acaba descobrindo a força coletiva na construção dos espaços habitados.

RAONE

Documentário, Cor, DCP, 2min, SP, 2021
Direção: Camila Santana  

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Ficção, Cor, DCP, 15′, RS, 2010
Direção: Frederico Cabral 

Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo imaginário de infância, desaparecido há mais de 50 anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem?

Show de Mágica 

MÁGICO CAIO

Mágico Caio utiliza como metodologia a música, a mímica, o humor, a história para transmitir valores “mágicos”. O “ilusionismo para crianças” entre outras artes é também uma forma de transmitir emoções e sentimentos positivos, como valores de autoestima, autoconfiança e autodisciplina. As apresentações são dinâmicas e interativas.

19H30 – EXIBIÇÃO DO FILME 

A SOGRA PERFEITA

Ficção/Comédia, Digital, 94min, RJ, 2021 
Direção: Cris D’Amato
Elenco: Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes 

Neide se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

21h30 – Show Musical | Samba de Sobra convida João Fernandes 

Samba de Sobra é um grupo de músicos de Mariana e Ouro Pretoque trabalha na pesquisa, difusão e valorização do Samba de Raiz, do choro, das marchas de carnaval, maxixes e ritmos brasileiros. É liderado pela cantora e intérprete Erika Curtiss que em mais de 30 anos de carreira vem interpretando compositores tradicionais como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa Dona Ivone Lara dentre outros, bem como os compositores contemporâneos, como Marcio Lima, autor do samba “Pensava Que Não Ia Mais sofrer” e do choro “ Me Ajuda Aí”, que fazem parte do repertório autoral do grupo. Neste show, convidam o artista João Fernandes para uma participação super especial com o grupo.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2022.

Na Web: universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao  No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod     No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

Serviço

CINEMA NA CIDADE | MARÇO A OUTUBRO DE 2022  | MARIANA – 18 E 19 DE MARÇO, PRAÇA GOMES FREIRE

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: MR MINERAÇÃO, CEDRO MINERAÇÃO E INSTITUTO VALE CULTURAL
Apoio: PREFEITURAS MUNICIPAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

Foto: Divulgação – Bananeira Filmes

https://bheventos.com.br/evento/03-18-2022-cinema-na-cidade-marco-a-outubro-de-2022-mariana

Etapa de Mariana do Circuito XTerra acontece neste final de semana com apoio da Cedro Mineração – real.fm.br

Publicado em 11/03/2022 – 18:43

Mariana ganhou um parceiro de peso para reforçar sua condição de destaque no universo do ciclismo e consolidar a posição de capital nacional do Mountain Bike. A Cedro Mineração, que já apoia outras ações e competições ciclísticas na cidade, agora também patrocina o Circuito XTerra 2022, que acontece nas montanhas de Mariana neste fim de semana, 12 e 13 de março.

A competição está completando 25 anos e suas provas de Mountain Bike e Trail Run pontuam tanto para a Federação Mineira quanto para a Confederação Brasileira das modalidades. Ou seja: é um evento para lá de importante nos calendários mineiro e brasileiro dessas modalidades

A Cedro Mineração, que ainda nem iniciou suas atividades na cidade vem, com mais esta parceria, mostrar não só como é possível uma grande empresa conviver harmonicamente com a cidade seja no apoio às ações sociais, culturais e esportivas como no fomento ao turismo, à economia local e o bem-estar dos moradores e visitantes. “Sabemos o quão importante é esse esporte para a história da cidade e como ações como esta movimentam a economia local, além de ser uma opção de lazer para a população que compete, assiste ou participa de alguma forma. Por isso estamos ao lado do XTerra”, explica Guilherme França, diretor da Cedro Mineração.

França explica que a empresa carrega em seu DNA a missão de fazer a diferença na sociedade. Vem daí a importância que empresa dá e o cuidado que tem ao escolher os projetos esportivos, sociais e culturais em que decide investir.

A mineradora iniciou suas atividades em 2018, na Mina do Gama, em Nova Lima. E vem se destacando como uma companhia realmente inovadora nesse setor. A empresa foi a primeira da região Metropolitana de Belo Horizonte a dispor de um sistema de filtragem de 100% dos rejeitos de mineração. Esse sistema empilha os rejeitos a seco e elimina totalmente a necessidade de construir barragens de rejeito. Tal sistema permite ainda o reaproveitamento de 85% da água utilizada.

Além do extremo cuidado com suas operações a empresa dedica muito de sua atenção às comunidades do entorno de suas unidades. E pratica tal cuidado de várias maneiras. Uma delas é apoiando mais de 40 projetos esportivos sociais e culturais. Seja por meio de leis de incentivo, seja por patrocínio direto ou doação.

Em Mariana outros destaques importantes da parceria da empresa com a cidade são projetos como o Iron Biker Brasil, realizado em novembro do ano passado, e o Estação Mountain – Bikestation, de infraestrutura turística no segmento de turismo como mountain bike. O principal objetivo do projeto é trabalhar com a informação, passar ao turista biker informações técnicas da rota, do caminho como a elevação, a distância, o gráfico altimétrico, o percentual de subida/descida e mais informações complementares sobre história, geografia, dicas de alongamento e telefones de emergência.

Ao todo, são 21 Estações contemplando diversos distritos no entorno do município de Mariana. Estações essas com estruturas em madeira tratada, certificada como o Meeting Point (Área de Encontro), Mesas para Lanche, Painel Informativo, Estacionamento para as bikes, Totens Grande de sinalização, Totens Menores de orientação e os Postes Solares para recarga das bicicletas elétricas, chamadas de e-bike e também celulares, computadores e outros equipamentos. Estes são apenas alguns dos projetos da empresa em apoio à cidade. Afinal nosso trabalho e nossa parceria estão apenas começando.

https://real.fm.br/noticia/2035/etapa-de-mariana-do-circuito-xterra-acontece-neste-final-de-semana-com-apoio-da-cedro-mineracao

LANÇAMENTO DO PROGRAMA CINEMA NA CIDADE 2022 ACONTECE EM MARIANA COM SESSÕES DE FILMES E ATRAÇÕES ARTÍSTICAS NA PRAÇA GOMES FREIRE – real.fm.br

Publicado em 16/03/2022 – 14:56

Filme O Palhaço, com Selton Mello, Paulo José, Tonico Pereira, Larissa Manoela, Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero, Erom Cordeiro

Em 2022, a Universo Produção realiza mais uma edição do Cinema na Cidade – um programa de entretenimento que vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais – Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorrerá comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema.

“O programa foi idealizado para ser veículo de integração e expressão da nossa cultura, proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro, promover intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias, criar espaços alternativos de exibição, fomentar a indústria cinematográfica e gerar a conexão do cinema com as outras artes, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade. 

LANÇAMENTO DO PROGRAMA | MARIANA 

Nos dias 18 e 19 de março, sexta e sábado, Mariana será sede do lançamento do programa Cinema na Cidade – Edição 2022, que vai levar diversão para toda família, na Praça Gomes Freire. A partir das 18h30, o público do município poderá conferir, na Praça Gomes Freire, exibição de filmes brasileiros, shows de música e espetáculo de mágica. Toda a programação é oferecida gratuitamente.

“O cinema é encantador, único e um grande facilitador de emoções. Em uma cidade como Mariana, que respira cultura, essa movimentação nos proporciona sensações e sentimentos capazes e oferecer outras perspectivas de vida, bem como um melhor entendimento sobre o próximo”, destaca Andréa Umbelino Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer.

Patrocinadora da etapa de Mariana no programa, a Cedro Mineração já vem buscando apoiar inciativas que promovam mais acesso à cultura e ao lazer para a população de Mariana. “É importante criar cada vez mais espaços importantes como este projeto porque a população precisa disso. Ainda mais depois de um tempo tão fechado à cultura por causa da pandemia poder apoiar uma iniciativa dessa natureza é motivo de orgulho para a companhia”, diz Guilherme França, diretor da Cedro Mineração. 

No dia 18, sexta, o grupo musical Barroco Jazz Band abre a programação às 18h30, com seu cortejo. A concentração é no Centro de Atenção ao Turismo (CAT – Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento, na Praça Gomes Freire. Na sequência, o público se reconhecerá em tela com a exibição de uma sessão de curtas com Produtos Audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde. E, para encerrar a programação do dia, às 20h30 terá a exibição do longa premiado “O Palhaço”, direção de Selton Mello. O filme, que traz as aventuras do Palhaço Benjamin (vivido por Selton), promete emocionar o público.

No dia 19, sábado, a programação abre às 18h30 com atrações especiais dedicadas à criançada: um show de mágica com o incrível Mágico Caio e uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha. Na sequência, será exibido o novíssimo longa “A Sogra Perfeita”, de Cris D’Amato. Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa. Para fechar o programa em grande estilo, a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, convida o artista João Fernandes para um show animado com o melhor do samba de raíz e do chorinho.

CINEMA NA CIDADE

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, o vídeo, a TV, a internet, o celular, os jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

https://real.fm.br/noticia/2050/lancamento-do-programa-cinema-na-cidade-2022-acontece-em-mariana-com-sessoes-de-filmes-e-atracoes-artisticas-na-praca-gomes-freire-3

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ARENA CULTURAL EM MARIANA-MG FOI UM SUCESSO DE ATRAÇÕES E DE PÚBLICO – site.jornaloliberal.net

Mariana
15 de março de 2022 

Imagem – Ane Souz

A primeira edição do Arena Cultural em Mariana-MG, realizada de 11 a 13 de março, vai deixar saudades. Promovido com apoio de leis de incentivo à cultura federal e estadual e da Prefeitura Municipal, o evento foi realizado pela Result Gestão e Pomar Cultural, com patrocínio do BH Supermercado e Cedro Mineração.

Foram três dias de atrações culturais, artísticas e circenses no estádio poliesportivo da cidade, encerrados pela EquipeRock, no domingo. O show apresentou do rock nacional de Charlie Brown Jr. e o dançante Umbrella de Rhianna, aos sucessos de Bon Jovi, Linkin Park, Alice In Chains e muitas outras bandas. 

Antes do show de rock foi a vez da Trupe da Gente, de Ouro Preto, levar brincadeiras e diversão, principalmente, às crianças. O trio de palhaços encantou o público com a exibição das palhaçarias e dos improvisos que mereceram aplausos e muitas risadas.

O prefeito de Mariana Juliano Duarte esteve presente ao evento e elogiou a iniciativa, porque valoriza, fomenta e difunde o cenário cultural da região. Os organizadores fizeram coro à voz do prefeito e completaram que o Arena Cultural proporcionou ao público momentos descontraídos e de muitas recordações, emoção, diversão e alegria para todas as idades.

A programação do Arena Cultural exibiu também um filme, trouxe a típica manifestação do folclore brasileiro, o maracatu pelo grupo Maracatupre, além os sucessos de Cazuza animaram o público com canções que marcaram uma geração de fãs interpretadas por de Brazuza.  

Dennis Pires também marcou presença no Arena Cultural apresentando toda a sonoridade do estilo pop.

As atrações circenses ficaram sob a responsabilidade do palhaço Sufoco. Único e versátil, ele ganhou o coração das crianças e dos adultos com suas intervenções no palco, muita mágica, malabarismo e interação com a plateia.

A música instrumental do Quarteto Pedra Sabão também encantou a plateia do Arena Cultura. Afinação e melodia atraíram o público que ficou deslumbrado com a apresentação.

As bailarinas do Amarelo Estúdio de Dança mostraram toda a leveza, delicadeza e precisão de movimento do balé clássico, e os dançarinos do Na Pegada fizeram a plateia dançar muito com Hip Hop, zumba, fitdance, pop, funk, street dance.  

A banda Os Traias, de Ouro Preto, ao som do violão, guitarra, bateria, percussão e baixo promoveu momentos de descontração.  O público vibrou, aplaudiu, cantou e dançou ao ritmo da música popular brasileira, rock e pop.  

https://site.jornaloliberal.net/noticia/5903/primeira-edicao-do-arena-cultural-em-mariana-mg-foi-um-sucesso-de-atracoes-e-de-publico

Villa Nova estreia novo patrocinador máster contra o Atlético – superesportes.com.br

Leão do Bonfim joga pelo Mineiro contra o Galo, nesta quarta-feira, às 19h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima

Redação 26/01/2022 17:55

Nova camisa do Villa Nova com a estampa da marca Cedro Mineração – foto: Divulgação/Villa Nova

O Villa Nova terá uma novidade em sua camisa na estreia do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, nesta quarta-feira, às 19h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. O Leão do Bonfim estreará em seu uniforme a logo da Cedro Mineração, nova patrocinadora do clube.

A partida contra o Galo marcará o retorno do Villa Nova à elite do futebol mineiro. Com 11 pontos conquistados no quadrangular final do Módulo II de 2021, a equipe novalimense garantiu o acesso junto do Democrata.
Time tradicional do futebol de Minas Gerais, o Leão do Bonfim foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Mineiro em 2020, quando terminou a competição com apenas quatro pontos.
Em sua história, o Villa Nova já conquistou cinco estaduais, em 1932, 1933, 1934, 1935 e 1951. Além disso, foi campeão da extinta Taça Minas Gerais, em 1977 e 2006, e do Campeonato do Interior, em 1984, 1997, 1998 e 1999.

Cedro Mineração

A Cedro é uma mineradora especializada na extração, beneficiamento e comercialização do minério de ferro, matéria-prima que sustenta a produção de diversos setores da economia nacional e mundial. Por ter 100% de seu rejeito filtrado e armazenado a seco em seu método de trabalho, é dispensável a utilização de barragens.

Além de patrocinar o Villa Nova, a empresa apoia outros projetos esportivos, como o programa “Automobilismo Educacional”, que promove o esporte aos jovens. São mais de 40 projetos socioculturais, em grande parte, concentrados nas comunidades de Nova Lima e Belo Horizonte, que já somam mais de R$11 milhões.

Há ainda projetos voltados para a saúde, como musicoterapia e educação de gestantes, além de patrocínio para compra de equipamentos médicos, como são os casos dos apoios aos Hospitais da Baleia, Mário Penna e Santa Casa.

https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2022/01/26/noticia_interior,3957052/villa-nova-estreia-novo-patrocinador-master-contra-o-atletico.shtml

Villa Nova anuncia Cedro Mineradora 9º patrocinador para a temporada 2022 – lance.com.br

O Leão do Bonfim, em sua volta à elite do Mineiro, conseguiu atrair parceiros de vários segmentos que apostam em um projeto de longo prazo

A Cedro Mineradora vai estampar sua marca na parte nobre da camisa do Villa Nova-(Divulgação/Villa Nova)

Valinor Conteúdo 24/01/2022 22:19 Belo Horizonte

O time de patrocinadores do Villa Nova está reforçado para as próximas disputas. A Cedro Mineração confirmou sua presença como patrocinadora máster do Leão.

A empresa reforça sua identificação com a cidade e, sobretudo, mostra seu claro objetivo de ampliar sua presença no esporte de Minas Gerais.

Segundo Lucas Kallas, presidente do conselho da Cedro Participações, a parceria com o Villa promove o esporte na cidade, considerando ser um time de bastante tradição em Minas Gerais.

-É com muito orgulho que a Cedro Mineração se torna Patrocinador Máster do Villa Nova. Futebol é a paixão nacional e poder promover o esporte, especialmente representando uma cidade que tem tanto significado para nós e sendo um time com tanta tradição e história, é muito gratificante. Nós da Cedro, temos responsabilidade social no nosso DNA e investir em esporte já era parte das nossas ações, especialmente nas comunidades de Nova Lima. Agora reforçamos nosso compromisso com os mineiros, especialmente com os novalimenses, também no futebol e teremos muitos motivos pela frente para comemorar- destacou.

A Cedro é uma mineradora especializada na extração, beneficiamento e comercialização do minério de ferro, matéria-prima que sustenta a produção de diversos setores da economia nacional e mundial.

A empresa se junta a importantes marcas no apoio ao Villa Nova, como: Unimed, Info Sistemas, DCML Solutions, Estrela Bet, Supermercados BH e Kickball.GT Group e Help Loja de Crédito.

https://www.lance.com.br/futebol-nacional/villa-nova-anuncia-cedro-mineradora-patrocinador-para-a-temporada-2022.html

Villa Nova anuncia Cedro Mineradora 9º patrocinador para a temporada 2022 – uol.com.br

24/01/2022 22h19

O time de patrocinadores do Villa Nova está reforçado para as próximas disputas. A Cedro Mineração confirmou sua presença como patrocinadora máster do Leão. A empresa reforça sua identificação com a cidade e, sobretudo, mostra seu claro objetivo de ampliar sua presença no esporte de Minas Gerais. Segundo Lucas Kallas, presidente do conselho da Cedro Participações, a parceria com o Villa promove o esporte na cidade, considerando ser um time de bastante tradição em Minas Gerais.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2022/01/24/villa-nova-anuncia-cedro-mineradora-9-patrocinador-para-a-temporada-2022.htm

Villa Nova anuncia Cedro Mineradora 9º patrocinador para a temporada 2022 – istoe.com.br

O Leão do Bonfim, em sua volta à elite do Mineiro, conseguiu atrair parceiros de vários segmentos que apostam em um projeto de longo prazo

Parceria Lance & IstoÉ 24/01/22 – 22h19

O time de patrocinadores do Villa Nova está reforçado para as próximas disputas. A Cedro Mineração confirmou sua presença como patrocinadora máster do Leão.

A empresa reforça sua identificação com a cidade e, sobretudo, mostra seu claro objetivo de ampliar sua presença no esporte de Minas Gerais.

Segundo Lucas Kallas, presidente do conselho da Cedro Participações, a parceria com o Villa promove o esporte na cidade, considerando ser um time de bastante tradição em Minas Gerais.

-É com muito orgulho que a Cedro Mineração se torna Patrocinador Máster do Villa Nova. Futebol é a paixão nacional e poder promover o esporte, especialmente representando uma cidade que tem tanto significado para nós e sendo um time com tanta tradição e história, é muito gratificante. Nós da Cedro, temos responsabilidade social no nosso DNA e investir em esporte já era parte das nossas ações, especialmente nas comunidades de Nova Lima. Agora reforçamos nosso compromisso com os mineiros, especialmente com os novalimenses, também no futebol e teremos muitos motivos pela frente para comemorar- destacou.

A Cedro é uma mineradora especializada na extração, beneficiamento e comercialização do minério de ferro, matéria-prima que sustenta a produção de diversos setores da economia nacional e mundial.

A empresa se junta a importantes marcas no apoio ao Villa Nova, como: Unimed, Info Sistemas, DCML Solutions, Estrela Bet, Supermercados BH e Kickball.GT Group e Help Loja de Crédito.

https://istoe.com.br/villa-nova-anuncia-cedro-mineradora-9o-patrocinador-para-a-temporada-2022/