O Curso de Cultivo de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, iniciado na segunda-feira (6/10) e encerrado na sexta-feira (10/10), no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Prefeitura de Nova Lima, foi uma iniciativa que promoveu o aprendizado técnico e despertou a paixão pela natureza entre os participantes.
Com o apoio da Cedro Mineração, 12 alunos participaram de aulas teóricas e práticas ministradas pela professora Cleisimar Canuto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O Viveiro de Mudas Haruji Miura — entregue voluntariamente pela Cedro e inaugurado em setembro — foi fundamental para a realização das aulas práticas, fornecendo as plantas utilizadas nas atividades.
Ao longo da semana, os participantes desenvolveram competências em identificação de espécies medicinais, aromáticas e condimentares, preparo de insumos orgânicos, plantio, adubação, irrigação, capinas, controle de pragas e doenças, podas, colheita, secagem, armazenamento e comercialização, além de noções básicas sobre formulação e legislação de fitoterápicos.
Didática elogiada
Os alunos destacaram a excelência da didática e o vasto conhecimento técnico da instrutora. O aposentado Cássio Garcia, que participou do curso, contou que a atividade o fez relembrar experiências com os avós no cultivo de plantas medicinais, mantendo viva a tradição familiar.
“O curso é excelente. A didática, o material e o local foram muito apropriados para a aplicação prática do que foi ensinado em sala. O conhecimento técnico da instrutora trouxe muita riqueza para o aprendizado”, afirmou. Ele também esteve presente na inauguração do viveiro e ressaltou a importância de um espaço como esse para a comunidade:
“É uma oportunidade de distribuir mudas em escala e, ao mesmo tempo, aprender. Com o viveiro, entendemos melhor o manejo das plantas”.
Fonte de renda
Para Eva Tomás Rogério, que trabalha como babá, o curso ampliou seus conhecimentos sobre o uso de ervas no cotidiano e revelou um potencial de geração de renda:
“Fiquei muito feliz com as aulas e com a professora. Foi uma atividade enriquecedora, que traz muitos benefícios. Se o aluno quiser seguir adiante, pode transformar o que aprendeu em uma nova atividade profissional”.
A instrutora Cleisimar Canuto ressaltou a importância da formação:
“Hoje há uma grande demanda por produtores de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, tanto para a culinária quanto para o mercado de óleos essenciais e práticas alternativas. O curso foi fundamental para atender essa necessidade”.
Aprender fazendo
A metodologia adotada valorizou a prática. “O retorno foi cem por cento. Os alunos foram muito engajados, não houve faltas e todos participaram integralmente das 40 horas de curso. O contato direto com as plantas aumentou o interesse e consolidou o aprendizado”, explicou a professora.
Os participantes receberam certificado reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Ministério do Trabalho, reforçando a qualificação adquirida e abrindo portas para novas oportunidades.
Educação ambiental
O gerente geral de Meio Ambiente da Cedro Mineração, Edinilson Barbosa, destacou a relevância da iniciativa. “Investir em educação ambiental é trabalhar a conscientização das atuais e futuras gerações. Acreditamos que sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação é essencial para um desenvolvimento sustentável e responsável em Nova Lima. Tanto o viveiro, com a distribuição de mudas, quanto os cursos de capacitação, são peças-chave nesse processo”.
Wood production is a complex and vital industry that involves the cultivation, harvesting, processing, and utilization of wood for various purposes. It serves as a cornerstone in numerous sectors.
_optimized.jpeg)
Site Brasil Mineral destaca migração da produção para o pellet feed, definido pela publicação como “minério premium”
Leia mais
Terminal portuário e minério com alto teor de ferro, com vantagens ambientais, são apontados como destaques entre os investimentos da empresa
Leia mais
Reportagem fala de nova mina da empresa em Mariana, com previsão de produzir anualmente 5 milhões de toneladas de minério com 67% de teor de ferro
Leia mais