O ESG Summit, do Brazil Journal, teve José Carlos Martins, conselheiro da Cedro Participações, como um dos painelistas. Martins participou das discussões sobre os desafios e oportunidades da transição energética em diferentes indústrias representando a mineração. O evento foi realizado no dia 5 de novembro de 2024, em São Paulo.
Segundo o representante da Cedro Participações, a mineração de ferro, em si, não é grande emissora de carbono na atmosfera. Mas a indústria siderúrgica, sua principal cliente, sim. Isso porque são usadas grandes quantidades de carvão no processo de produção. “Para cada tonelada de aço, são emitidas duas a duas toneladas e meia de carbono”, afirmou.
Assim, um dos caminhos mais efetivos para a redução significativa do impacto da indústria siderúrgica, avaliou Martins, seria a adoção de um produto mais adequado, como o pellet feed, um minério de ferro mais fino, de alta qualidade e baixa sílica. “Na nossa empresa, temos focado nesse segmento”, disse.
Além de Martins, participaram do painel outros expoentes do setor industrial no Brasil, como Ricardo Mussa, CEO da Cosan Investimentos; Marcelo Araújo, diretor executivo do Grupo Ultra, e Alexandre Baldy, vice-presidente da montadora BYD. A moderação foi de Adriano Pires, consultor e fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
O painel pode ser assistido aqui.
Wood production is a complex and vital industry that involves the cultivation, harvesting, processing, and utilization of wood for various purposes. It serves as a cornerstone in numerous sectors.

Reportagem fala de nova mina da empresa em Mariana, com previsão de produzir anualmente 5 milhões de toneladas de minério com 67% de teor de ferro
Leia mais
Os R$ 300 mil destinados à instituição serão utilizados para a revitalização dos refeitórios, pátios e vestiários
Leia mais
Celebração reúne famílias, ex-alunos e comunidade em um dia inesquecível de homenagens e diversão
Leia mais